Loc Fácil


30/Aug/2012

Mercado de Locação da Construção Cívil está em alta.


MERCADO DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ACOMPANHA AQUECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL E AUMENTA INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA

Do total de máquinas vendidas no país, 30% destina-se ao mercado de locação. Com o aumento do número de locadoras, empresas recorrem à tecnologia para garantir vantagem frente à concorrência.


O mercado brasileiro de locação de máquinas e equipamentos para os setores da construção civil e da indústria acompanha o comércio aquecido da construção civil e registra crescimento acelerado nos últimos anos. Estimativa feita pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) aponta que, do total de máquinas vendidas no país, 30% destina-se ao mercado de locação. Para atender a essa demanda e ganhar vantagem competitiva, pequenas, médias e grandes empresas recorrem à tecnologia, garantindo agilidade e qualidade na prestação dos serviços.

A SISLOC Softwares, empresa especializada no desenvolvimento de um sistema de gestão para locadoras de diferentes equipamentos, já sente os reflexos desse novo contexto. O volume de negócios fechados já representa 50% do total em relação a 2011, sendo que a média gira em torno dos 20%. “As locadoras já entenderam que é preciso se atualizar tecnologicamente para conseguir atender toda a demanda sem perder espaço para o concorrente.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Locadoras de Bens Móveis para Construção Civil (ALEC), o número de empresas locadoras catalogadas passou de 1850, em 2008, para 2400 filiadas em 2010. “Sabe-se que a quantidade de locadoras que não fazem parte de nenhuma associação ainda é maior”, alerta Leônidas. Paralelo a isso, dobrou o número de funcionários ligados a essas organizações – de 20 mil para 42 mil colaboradores. Leônidas Ferreira da Sisloc atribui o aumento às vantagens proporcionadas pela terceirização do serviço. “Não vale mais apena ter uma máquina (aquisição) na empresa, seja de pequeno ou grande porte, se ela será utilizada apenas em determinadas obras em períodos esporádicos, por exemplo. Além disso, a manutenção do imobilizado, a capacitação de funcionários, a compra de peças e a estocagem exigem altos investimentos. Por consequência, a locação torna-se mais vantajosa”, avalia.

Os dez produtos mais locados, segundo a ALEC, são ferramentas elétricas, andaimes, betoneiras, compactadores, compressores de ar, cortadoras de piso, bombas, geradores, escora/formas e máquinas para acabamento de pisos de concreto.


Endereço:
Av. Contorno, 3564 - Santa Efigênia - BH/MG CEP:30110-018

Telefone:
(31) 3241-2099

E-mail:
contato@locfacil.com.br
Digital Pixel